21 DE SETEMBRO | 17H30

Felicidade no Trabalho – À procura das semelhanças entre Portugal e Brasil

Georg Dutschke, Happiness Works

Doutorado em Gestão e Marketing (2007) pela Universidade Sevilha/Universidade Nova de Lisboa. É coordenador do Centro de Investigação da ATLÂNTICA – CESOB e investigador no Centro de Administração e Políticas Públicas (ISCSP da Universidade Lisboa), Gestión y Competitividad (Universidade de Sevilla) e Ciencias del Trabajo (Universidade de Cádiz). É autor de diversos artigos científicos publicados em revistas indexadas na Scopus e ISI (JCR), livros e capítulos de livro.

É cofundador do projecto Happiness Works que, desde 2011, avalia a felicidade organizacional. Aplicado em mais de 300 empresas e 26.000 profissionais em Portugal, Espanha e Brasil.

É cofundador da ASIBEAM, associação que tem como objectivo realizar investigação aplicada que contribua para a redução da pobreza em países ibero americanos. Integra 27 universidades de 15 países.

Realiza projectos de consultoria e ínterim management em gestão, marketing e responsabilidade social. Foi gestor e director em empresas como a Johnson&Johnson, Johnson Wax, Warner Brothers, Nobre (Sara Lee Processed Meat Europe), Pescanova e Angelini.

Francisco Esteves, AMT Consulting

Francisco Esteves tem 27 anos e é de Oeiras.

Licenciado em Finanças e Contabilidade e Pós-Graduado em Gestão de Recursos Humanos, ambos no ISCTE Business School

Está viver a sua primeira experiência profissional, no departamento de recursos humanos da AMT Consulting desde junho de 2018.

A AMT é uma consultora especializada em sistemas de informação SAP

Esteve ligado à área de Recrutamento & Seleção até final de 2019 e desde então está responsável pela Formação e Academias AMT.

Desde que entrou na AMT tem estado envolvido e agora responsável pelos Programas AMT & Iniciativas Internas como AMT Sports, AMT Volunteering e AMT Partnerships.

Carla Furtado, Instituto Feliciência

Carla Furtado é Head-Curator do Instituto Feliciência, com atuação no Brasil e em Portugal. É Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília, Especialista em Felicidade Interna Bruta formada pelo Schumacher College (Inglaterra) e pelo Centro GNH (Butão); e Pós-Graduanda em Neurociência e Comportamento pela PUC-RS (Brasil). Referência brasileira em Felicidade no Trabalho, é membro da International Positive Psychology Association (IPPA) desde 2015; Docente da Pós-Graduação em Psicologia Positiva da PUC-RS ao lado dos professores Martin Seligmane Mihaly Csikszentmihalyi; e Pesquisadora sob o referencial teórico da Psicologia Positiva.

Carlos Misiara, Deep Change, Inc

Carlos é o primeiro profissional certificado no Brasil pela Deep Change, Inc. como Coach do Instrumento de Avaliação de Inteligência Espiritual – o SQ21™ – tendo mais de 10 anos de experiência neste campo.

Atua como Coach Executivo certificado pelo ICI (Integrated Coaching Institute) e pela “The Inner Game School of Coaching”.

Acumula mais de 35 anos de experiência em Vendas, Marketing e Presidência nos setores  Químico, Farmacêutico e de Medical Devices. Atualmente ocupa a função de Vice Presidente para a América Latina da Vyaire (empresa global focada na área Respiratória)

22 DE SETEMBRO | 17H30

Felicidade no Trabalho – Pequenas, médias e grandes empresas em Portugal, quais os desafios?

Carla Gaspar, Smartidiom

Carla Gaspar é CEO & CVO do Grupo SMARTIDIOM, uma marca de tradução e formação portuguesa certificada pelas normas ISO 9001:2015 e ISO 17100:2015 e pela DGERT, com clientes em mais de 35 países. À data, conta com mais de 14 anos como Empreendedora – 7 anos enquanto Profissional Independente e 7 anos enquanto Empresária.

É coach de Liderança Positiva e Alto Desempenho com certificação internacional Practitioner de Coaching reconhecida pela Association for Coaching e desenvolve programas de Coaching para Empreendedores e Empresários, Líderes de Equipas, Equipas de Alto Desempenho e Profissionais com Desafios de Carreira.

É formadora certificada nas áreas da Liderança Inspiradora de Pessoas e Cultura Empresarial, Produtividade & Alto Desempenho, Empreendedorismo e Estratégia Empresarial, e Coaching & Desenvolvimento Pessoal.

É licenciada em Tradução pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria e frequenta atualmente a Pós-graduação em Felicidade Corporativa pelo ISLA Leiria.

Carla Ferreira, FactorH

Carla Ferreira é CEO da Consultora FACTOR H. Apaixonada por pessoas e pela área do Desenvolvimento Pessoal, conta com uma experiência de mais de 20 anos como consultora e formadora na área de Gestão de Pessoas. Ao longo dos últimos anos aliou a sua experiência ao desenvolvimento de novos conhecimentos na área de PNL e Coaching. Desenvolver e inspirar equipas a atingir metas é a sua área de eleição.

Marcelo Conde, IKEA

Marcelo é apaixonado por recursos humano e tem mais de 5 anos de experiência em recrutamento em diferentes àreas como Seguros, Bancos, Private Equity, Varejo, FMCG, Telecomunicações e Engenharia. Tendo feito o rollout de uma empresa multinacional, desenvolveu o recrutamento do setor financeiro e liderou uma equipa de seis pessoas, agora apoia o processo de recrutamento numa das maiores empresas internacionais de varejo. Além disso, ele trabalha num projeto pessoal para ajudar empresas numa fase inicial a crescer através dos seus recursos humanos de forma pro bono.

23 DE SETEMBRO | 17H30

Felicidade no Trabalho – Empresas Públicas vs Privadas

Marco Espinheira, C.M.Cascais

Desde de 2014 é Diretor do Futuro na Câmara Municipal de Cascais, responsável pelas áreas da comunicação, inovação, tecnologias de informação, cultura, património, cidadania, talento, juventude, desporto, planeamento estratégico e smart cities.

É Diretor de estratégia e inovação na Câmara Municipal de Cascais desde 2014, e responsável pelas áreas de comunicação, inovação, tecnologias de informação, cultura, cidadania e participação, emprego e juventude.

Foi previamente consultor e assessor nas áreas de comunicação estratégica, inovação e cultura de várias organizações, entre outras, Instituto Camões, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, nomeadamente Banco de Inovação Social. Anteriormente teve um percurso empreendedor nas áreas da comunicação e tecnologia, cultura, publicidade e comunicação.

Tem participação no conselho geral e consultivo de várias organizações económico- culturais.

Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica em 1995 e Mestrado em Business Innovation pela California State University em 1999.

João Rodrigues, Aubay

Com mais de 12 de experiência profissional, 13 anos de desporto federado e 3 anos de dirigente associativo, João Rodrigues considera-se uma pessoa de pessoas, extrovertido, com um sentido de humor diferenciado e que privilegia o trabalho em equipa e um ambiente alegre e inovador.

Desde 2018 que assumiu a Direção da gestão de pessoas e da marca, na Aubay Portugal, sendo um adepto da união do marketing e da gestão de pessoas – maRHketing – que acredita que vá continuar a revolucionar o mercado de trabalho através da aposta no employer/employee branding e da employee experience!

 Sempre se preocupou com o que o rodeia e com o bem-estar das pessoas em geral, pelo que tenta ser um agente ativo da Felicidade no Trabalho, procurando diariamente ser feliz no trabalho e contribuir para que os que o rodeiam também sejam.

Ser feliz no trabalho é uma parte relevante na sua equação de felicidade.

Marie Kole, Critical TechWorks

Marie Kölle é diretora da felicidade na Critical Techworks deste 2019 e nesta função está responsável pela cultura interna da CTW e partilha o seu conhecimento também em programas da formação na Universidade Atlântica e a Universidade Católica. A alemã que nasceu em 1995 na Colônia, prosseguiu uma carreira na política entre 2010 e 2017 ela dedicou muito tempo em iniciativas do parlamento alemão e do parlamento europeu, mas também em NGO´s focados em projetos de criação do diálogo multicultural e da integração de migrantes. A Marie estudou ciência da comunicação internacional na universidade Erasmus em Roterdão e na Università della Svizzera italiana. Depois, a Marie complementou a sua licenciatura com um mestrado em negócio aqui em Lisboa na Universidade Católica onde ela descobriu a sua paixão para criar mais sentimento de bem estar em ambientes organizacionais. Em Portugal ela trabalhou com as organizações Palhaços d´Opital e a Newmanity como consultora e desenvolveu um modelo organizacional de bem estar e conjunto com a consultoria holandesa Semco Style durante o seu mestrado.

24 DE SETEMBRO | 17H30

Felicidade no Trabalho – Liderar numa Cultura de Felicidade: da teoria à prática

Ricardo Parreira, PHC

Ricardo Parreira é CEO da multinacional portuguesa PHC Software e autor do livro “Gestão descontraída, mas profissional”. É apaixonado por liderança, estratégia de negócios e cultura empresarial. Ao longo de mais de 30 anos à frente da empresa tem contribuído para que mais de 33 mil empresas, de mais de 25 países, tenham melhores ferramentas de gestão através de software que se adapta a qualquer empresa ou negócio. Na PHC ajudou a criar um ecossistema de cultura empresarial que possibilita que as pessoas que nela trabalham se sintam mais felizes, motivadas e consequentemente mais produtivas. Essa aposta tem sido reconhecida por diversas entidades, valendo à PHC a presença na lista das melhores empresas para trabalhar em Portugal e a receção de diversos prémios ao nível da felicidade no local de trabalho, dos processos de gestão e das melhores práticas de recursos humanos.

Marta Santos, EY

Marta Santos é Associate Partner na EY. Tem 20 anos de experiência profissional, em consultoria de Organização e Recursos Humanos, e Direção de RH.
Responsável pela área de consultoria – People Advisory Services – da EY em Portugal, Angola e Moçambique.
Experiência em empresas de vários setores, da energia à indústria, das telecomunicações ao retalho, passando pela banca e seguros.
Apaixonada por Gestão de Pessoas, Inovação e Processos de Mudança.

Graça Rebôcho, Altice

Licenciatura em Economia, pelo Instituto Superior de Economia; Mestrado em Gestão de Recursos Humano, pelo ISCTE

Experiência Profissional:

1)      Cargo atual : Diretora de Recursos Humanos – Altice Portugal – desde fev2019

2)      Diretora da Fundação PT, jun 2012 – jan2019

Vertentes: Cidadania Empresarial e Inclusão e Desenvolvimento de Soluções, com foco em áreas prioritárias de atuação como a Educação, a Cultura, o Empreendedorismo e a Intervenção Social

3)      Docente na Universidade Europeia, desde 2015

4)      Funções anteriores:

19 anos na Direção de RH, tendo exercido a funções de Direção em diversas empresas do Grupo PT; Quadro superior na Direção de Planeamento da Rodoviária Nacional;

Docente na Universidade Lusíada e formadora no ISPA

Susana Silva, El Corte Inglês
Licenciada em Gestão de Recursos Humanos. Trabalha à 20 anos no El Corte Inglés, iniciou como administrativa  de RH e hoje é Directora Nacional dos RH.
Sempre trabalhou na area de gestão de pessoas, na qual é apaixonada. O seu foco é a felicidade no trabalho, pois acredita que se fazemos o que gostamos somos mais produtivos.

25 DE SETEMBRO | 17H30

Felicidade no Trabalho – CHO, Happiness Manager e Departamento de Felicidade: SIM ou Não?!

Rita Carvalho Marques, Milestone

Com uma infância pautada pelas influências Africanas e Brasileiras, onde Rita Carvalho Marques nasceu e viveu entre o samba e o fado, foi  entre o romantismo de Sintra e a agitação de Lisboa que ela viveu a sua adolescência. Estudou Design Industrial no IADE e fez uma breve passagem pelo Porto para uma pós graduação em Joalharia. A sua vida profissional passou por alguns anos a trabalhar na área comercial. A observação dos comportamentos humanos juntamente com alguns apoios académicos que teve fizeram-na caminhar até ao Marketing onde aprendeu a promover marcas, ideias, conceitos fora e dentro de portas. O percurso até à gestão da felicidade dentro das organizações foi muito natural. Conhecer o comportamento humano de forma mais profunda e perceber como podemos fazer com que as pessoas sejam felizes trabalhar e se sintam realizadas no trabalho, foi sem dúvida um papel desafiante mas que lhe faz, nos dias de hoje e na sociedade em que vivemos, todo o sentido.

Os caminhos entrelaçaram-se e a vida mostrou-lhe como tudo está ligado, por isso acredita numa comunicação colaborativa e genuína.

O seu propósito é de forma energética ter uma palavra justa e amiga para ajudar os outros usando a sua capacidade de concretização, humanidade e disponibilidade.

É assim que ela trabalha, é assim que a vêm e é assim que ela se vê nesta vida. O futuro constrói-se diariamente tal como a felicidade.

Hugo Paiva, Flying Tiger

Percurso profissional de 20 anos desenvolvido na área de Recursos Humanos em diferentes contextos (Multinacionais & PME’s) em empresas como a Cerâmica J. Umbelino Monteiro, a Cadeia de Retalho Foreva, a empresa de Serviços e Tecnologias de Segurança Stanley Security e a Flying Tiger Copenhagen, sempre com o foco nas Pessoas, no Negócio, na Melhoria da Performance e nos Resultados. Desenvolveu fortes competências na Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Talento e Carreiras, Compensação e Benefícios.

Ricardo Costa, Grupo Bernardo da Costa

CEO do Grupo Bernardo da Costa.

 

Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Universidade Lusíada de V. N. Famalicão e titular de um MBA Internacional realizado na Católica Porto Business School, em 2011 e 2012.

 

Administrador de diversas Empresas do Grupo Bernardo da Costa – IBD Global Portugal, IBD Global España, A-Touch Winwel, AVPro, Academia Bernardo da Costa, Global America e SGC Cameroon.

 

Atual Presidente da Assembleia Geral da APSEI – Associação Portuguesa de Segurança (onde foi Presidente da Direção entre 2016 e 2018) e do Conselho Fiscal da Habitat for Humanity Portugal.

 

No âmbito do associativismo universitário foi Presidente da Associação Académica da Universidade Lusíada entre 1998 e 2001.

Jorge H. Dias, Perspetivas sobre a Felicidade

Jorge Humberto Dias tem um doutoramento europeu em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, com um Estágio na Universidade de Sevilha. A sua tese foi sobre a Felicidade e a Consultoria Filosófica, onde criou um método inovador para ajudar pessoas a serem mais felizes nas suas vidas pessoais e profissionais. Fez o curso “The Science of Happiness” na edX, organizado pela University of California (Berkeley). Autor de várias publicações, das quais destacamos: “Filosofia Aplicada à vida. Pensar bem, viver melhor” (2006), “Felicidad o conocimiento?” (2009), “Las consultas filosóficas” (2012), “Dal paradigmas della felicità al método PROJECT@” (2016), “Uma felicidade filosófica?” (2017), “Projeto de vida” (2019) e “Revolução felicitária, Happiness manager e Felicidade 5.0” (2020).  É professor convidado na Pós-Graduação da Atlântica Executive sobre “Gestão de pessoas e felicidade organizacional”. É docente da AMA (protocolo com Universidade Lusófona) na primeira disciplina do mundo sobre Filosofia Aplicada ao Ator, criada com a atriz da SIC, Iolanda Laranjeiro. Já lecionou na Universidad de Sevilla e na Universidad de Barcelona. Atualmente dá consultas de Aconselhamento Filosófico no Gabinete PROJECT@, é professor convidado na Universidad Vasco de Quiroga (México) e coordenador do projeto de investigação “Perspetivas sobre a Felicidade. Contributos para Portugal no World Happiness Report (ONU)” na Universidade Católica Portuguesa.

Moderadores

Liliana Patrício, Happiness Factory

Fundadora da Happiness Factory®; Criadora e formadora da primeira formação de “Salário Emocional” em Portugal; pertence à Equipa Internacional do Barómetro de Salário Emocional, sendo responsável pela tradução, validação e comercialização em Portugal; é investigadora no projeto de investigação cientifica “Perspetivas sobre a Felicidade. Contributos para Portugal no World Happiness Report (ONU)”; é Licenciada em Psicologia pela Universidade de Évora, Pós-graduada em Neuropsicologia e Psicogerontologia pela Universidade Católica Portuguesa, com formação em Psicologia Positiva, Felicidade Corporativa, Coaching, Mindfulness e Yoga do Riso, entre outras.

Marina Ortiz Caiuby, Mrs. Liz

Nativa do Brasil e expatriada em Portugal, país onde se sente muito bem acolhida. Tem desenvolvido ações para impactar positivamente os ambientes corporativos. Fundadora da Mrs. Liz, empresa de consultoria e gestão de wellbeing para empresas; tem experiência profissional no Banco Santander Brasil na área de private banking; procura alinhar o conhecimento empresarial com a satisfação dos colaboradores das empresas em busca do melhor resultado. Licenciada em gestão pela ESPM e pós-graduada em finanças pelo Insper no Brasil e MBA pelo ESADE na Espanha.