Por Isabela Bento, fundadora e professora de Yoga do Santosha Yoga Bem-Estar e Equilíbrio

 

Não é nenhuma novidade que atualmente estamos a lidar com elevados níveis de stress e ansiedade, sobretudo no ambiente de trabalho.

Estamos todos diante de um contexto de excesso de informações e estímulos externos, além das preocupações habituais, e assim é natural que nossa mente se torne inquieta e os pensamentos acelerados, o que dificulta a concentração e a criatividade.

O que acontece no campo mental e emocional, por sua vez, pode desencadear desdobramentos no campo físico das pessoas, manifestando-se em problemas de saúde, como diabetes, pressão alta, doenças cardíacas e outras, que muitas vezes, no mundo corporativo, se traduzem em absenteísmo e/ou baixa produtividade.

Então temos o Yoga e as práticas meditativas como um excelente antídoto prático para reverter esse quadro. O Yoga promove um estilo de vida saudável e consciente baseado no autoconhecimento e quando aplicado dentro das empresas proporciona uma série de benefícios tanto para os profissionais como para as organizações, por exemplo:

 

  • gerenciamento do stress;
  • diminuição da ansiedade;
  • melhora da concentração e raciocínio;
  • consciência corporal que melhora a postura e diminui dores associadas ao trabalho;
  • fortalecimento e alongamento muscular que promove relaxamento e alivia tensões;
  • equilíbrio emocional e fisiológico.

O Yoga se enquadra como uma atividade voltada ao Bem-Estar Corporativo, que  é um dos princípios a constar no Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC), listado a seguir: “Promoção de ambientes de trabalho saudáveis, em que para além de condições de trabalho seguras possibilitem aos trabalhadores alcançar elevados níveis de conforto e bem-estar físico, mental e social, e o contexto de trabalho ofereça oportunidades para a melhoria da saúde individual e o reforço de práticas e estilos de vida saudáveis”.

Um ambiente de trabalho equilibrado em que os colaboradores estão saudáveis, felizes e sentem-se valorizados, influencia diretamente na produtividade e comprometimento das equipas e na conquista de resultados positivos.

Além disso, com o processo de autoobservação, consciência e valorização da saúde que é despertado através do Yoga, os benefícios alcançados na prática se estendem para toda a vida de quem o pratica, não ficando restritos ao ambiente de trabalho. Isto significa uma melhora geral nos hábitos, na saúde dos pensamentos, nas escolhas que fazemos diariamente e também em nossos relacionamentos interpessoais, uma vez que aprendemos a cultivar uma paz que é inerente ao nosso ser.

Para encerrar, vale mencionar que o Yoga é para todos aqueles que buscam se tornar a melhor versão de si mesmos e, principalmente, que essa versão seja cada vez mais feliz!